DESAFIOS DO DESIGN SUSTENTÁVEL BRASILEIRO
O QUE
Publicação
ONDE
Brasil
QUANDO
2014
O desenvolvimento do design sustentável depende da interação entre dois atores, um deles é a industria, cujo papel não diz respeito apenas ao produto final, mas também ao seu processo de produção.
O processo produtivo envolve um conjunto de ações que vão desde o treinamento de mão de obra qualificada, métodos de produção modernos e tecnológicos, racionalização no uso de recursos, como água e energia, assim como redução de emissão de poluentes ao meio ambiente.
O desenvolvimento de um produto envolve ainda a adoção de ações sustentáveis, como a otimização do uso da matéria prima, o aproveitamento de refugos, o uso de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis.
Na indústria de iluminação por exemplo, a utilização da nova tecnologia Led possibilita uma economia de energia no uso do produto que pode chegar a 80% se comparada ao uso de produtos convencionais.
Mas para que se obtenha um bom resultado é fundamental que se desenvolva um bom projeto de produto, e aí entra o segundo ator desse complexo processo, o designer, que tem mais responsabilidades do que somente agregar valor aos produtos, levando em conta otimização do processo produtivo, uso consciente do produto, economia e durabilidade de materiais, viabilidade de produção, além de um grande trabalho de pesquisa em novas tecnologias.
O diferencial do design brasileiro em relação a outros países esta na criatividade para vencer obstáculos, como a falta de investimentos no desenvolvimento de produtos e a dificuldade em encontrar bons fornecedores de materiais, que possibilite o desenvolvimento de um design mais sustentável.
Esses dois atores juntos têm, além desses desafios, o importante papel de transformar a cultura de consumo no Brasil, com o entendimento de que sustentabilidade é uma questão de consciência e cuidado com o planeta e não somente mais uma ferramenta de marketing.