ATELIÊ

Fundado em 2013, em São Paulo, o ATELIÊ BRUNO SIMÕES começou sua jornada como um escritório de criação autoral, mas que rapidamente se transformou numa plataforma multidisciplinar para promoção e experimentação no campo da Arquitetura e do Design.

Hoje, seu foco está em desenvolver projetos que conectam criadores, marcas e público de forma única e colaborativa para promover a cultura do design. Seja através de produtos, obras, exposições ou publicações. 

Além dos projetos próprios, o Ateliê concentra as atividades criativas de outras empresas fundadas por Bruno Simões: a feira de design colecionável MADE; a residência artística  RE.DE.SIGN; a plataforma online AMO; o portal de conteúdo ANTÍDOTO; a marca LABIRINTO.

BRUNO

   SIMÕES

Após formação em Fotografia, o interesse pela terceira dimensão e as relações espaciais conduziram Bruno à nova graduação: como Arquiteto e Urbanista. Nesse campo seu grande aprendizado veio dos 5 anos como coordenador do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture (2007-2011).

O interesse em unir suas diferentes habilidades, aliado à paixão por revistas e o mercado editorial, levaram à nova mudança profissional e Bruno se tornou jornalista, trabalhando como editor da conceituada revista Casa VOGUE (2011-2013).  

Mas o contato direto com designers e artistas o motivaram a retomar o lado criador e fundar o Ateliê Bruno Simões, unindo todas suas paixões à vontade de experimentar também o universo do design de produto. Nessa frente o interesse maior está na investigação da relação entre objeto/matéria, comportamento e espacialidade. 

Todas essas experiências acumuladas conduziram Bruno ao campo da curadoria especializada em design.  Nessa área, sua visão global e investigativa impactou um setor que cresceu rapidamente após suas inúmeras contribuições para promover uma nova geração de criadores de modo inédito no país.

Bruno foi o curador residente das Galeria Nicoli (2016-2019), em São Paulo; Adorno (2016-2018), em Copenhagen; e desde 2013 é sócio-curador da MADE.

Em 2016 Bruno Simões aceitou a responsabilidade de criar um novo método de ensino na área criativa, atuando como coordenador do curso de Design de Interiores da EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas e seu respectivo EAD que até hoje já formou mais de 15mil alunos.

Como maior honra alcançada,  atua no cargo de Conselheiro Administrativo e também Presidente da Associação de Amigos do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, desde 2018,  pelo qual tem o compromisso de manter vivo o legado desse importante casal e sua residência - a Casa de Vidro - apoiada pelo grupo Getty Foundation.

 

A partir de 2019 Bruno também passou a integrar o Conselho Internacional da Universidade UPC, em Lima (Peru) em seu curso de Design de Interiores. 

Esse amplo e complexo repertório multi-disciplinar tornou Bruno um dos mais completos empreendedores culturais em atividade no campo do design no Brasil, atuando em diferentes escalas e mídias à frente de 5 marcas próprias e outras tantas como colaborador.

_____________________________________________________________