ocean-memories-rectangular_01_square-cro

A GOTA D'ÁGUA

Importantes nomes do design internacional trazem ao universo criativo um dos temas mais sérios da atualidade: a preservação dos oceanos.

Dentro de um grande movimento de conscientização, muitos criadores buscam inspiração num de nossos bens mais preciosos – a aguá. São peças que evocam sua transparência, fluidez ou ainda levantam bandeiras de sutentabilidade.

A inspiração de Tokujin Yoshioka e do estúdio Nendo aparece de maneira sutil e reproduz, no caso do primeiro, o movimento das ondas com o banco em latão massisso Water Block e, no segundo, a profundidade dos mares com a coleção Deep Sea, formada por planos de vidro em degradê azul.

Já o francês Matheu Lehanneur se vale da tecnologia para compor Ocean Memories, em que blocos de mármore são esculpidos por robôs a partir de equações matemáticas que geram um efeito digital de movimento.

Por fim, o inglês Brodie Neill uniu voluntários para recolher enormes quantidades de plástico descartados e criar um material novo – o Ocean Terrazzo – para crirar peças de superfície multi-colorida.

01. mesa de centro circular Ocean Memories, de Mathieu Lehanneur, em mármore negro e edição de apenas 8 unidades.

02. mesa baixa Deep Sea, do estúdio japonês Nendo, em vidro laminado transparente com degradê de azul.

03. banco único Water Block (em latão), de Tokujin Yoshioka, desenvolvido com a mesma técnica de fundição de estátuas de Buddha.

04. a mesa Flotsam, de Brodie Neill, é feita a partir de fragmentos de plástico encontrados nas praias.

ocean-memories-bowl-marble-01-cropsq-700
39_white_a.jpg
05_water_block_brass.jpg
Flotsam Ripple Pool ME_Brodie Neill_ME L

O QUE

Artigo

ONDE

GQ magazine

QUANDO

2017