DESENHO / DESIGN
O QUE
Exposição
ONDE
Galeria Nicoli
QUANDO
Mais do que uma habilidade, desenhar é uma ferramenta primordial ao processo de criação. É o primeiro momento em que o designer confronta visualmente uma ideia ainda abstrata em sua cabeça para seguir (ou não) adiante com o projeto. É uma linguagem única com a qual o criador se comunica com sua equipe, colaboradores e clientes para que o desenho então se torne matéria.
Em cada etapa do processo de criação existe um cuidado específico com a apresentação e detalhamento das informações contidas no desenho, variando também de acordo com a sua complexidade. Mas é no primeiro croqui que encontramos a personalidade do produto – uma poderosa vontade de existir que supera quaisquer questões lógicas, como a própria gravidade.
Esse croqui pode estar num caderno, uma folha solta ou mesmo um guardanapo, não importa, a ideia precisa ser registrada e naquele exato momento, antes que razão ou distrações à dissipem. Afinal de contas, aquela boa ideia não tem hora certa para aparecer, independente do método que cada designer adote em sua rotina para buscar inspiração.
Tal prelúdio ao produto é o tema central dessa exposição que inaugura o calendário de 2018 da Galeria Nicoli e explora não só a estética de cada um dos criadores convidados, mas seu universo particular, sua privacidade e a construção da narrativa – do croqui à peça final, passando pelo modelo
físico, digital, protótipo ou qualquer outra etapa que faça parte do processo.
Essa defesa ao valor da ideia se apresenta pelos diferentes traços de cada um dos 13 designers participantes: 80e8, Andrea Macruz, Bianca Barbato, Brunno Jahara, Bruno Simões, Carol Gay, Giácomo Tomazzi, Leo Capote, Marcelo Stefanovicz, Paulo Goldstein, Rodrigo Almeida, Rodrigo
Ohtake e Tiago Curioni.
2018