RE.DE.SIGN

O QUE

Exposição

Redesign significa reformular o desenho de algo, repensar o equilíbrio entre valores estéticos e funcionais a partir de novas experiências e conceitos. Dentro desse contexto, parece não haver nada mais adequado do que abordar tema e técnicas previamente explorados através da imersão em diferentes culturas ou modos de fazer e é justamente esse intercâmbio criativo a essência do trabalho apresentado nessa exposição.

Culturas aparentemente distantes, como a escandinava e a brasileira, se encontraram para propor alternativas a uma real necessidade de superar o rigor de uma tradição funcional e questionar a pluralidade de sensações que um objeto é capaz de fornecer. Aqui entra propriamente o trabalho do artista norueguês Magnus Pettersen que, através dos materiais, cores e formas adotados, rompe com a obrigatoriedade ergonômica e transporta sua obra para um universo entre o design e a arte.

Se apropriando da linguagem arquitetônica, Magnus explora as qualidades do concreto como matéria-prima e segue uma fórmula de repetições geométricas para criar esculturas cujo aparente rigor minimalista só é interrompido por intervenções coloridas dispostas sobre a superfície de cimento. São justamente essas misturas cromáticas de resultado imprevisível que tornam cada peça única.

É nesse ponto que a experiência em São Paulo causou uma profunda transformação em sua obra – à brutalidade do concreto se associaram cores ainda mais fortes e desgovernadas enquanto formas orgânicas em aço surgiram de orifícios na estrutura. As novas peças são reflexo direto da experiência numa cidade de contrastes em que, sob o horizonte de concreto, pessoas de todos os tipos circulam por calçadas irregulares que mudam a todo instante de cor e textura enquanto árvores rompem ruas e muros numa espécie de batalha por espaço.

O Re.de.sign é um programa de residência artística idealizado por Bruno Simões para atrair jovens designers internacionais ao país e que tem em março de 2016 a apresentação do primeiro participante selecionado - o artista Magnus Pettersen, da dupla Pettersen & Hein, de Copenhagem.

ONDE

São Paulo - BR 

QUANDO

2016

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

bruno@ateliebrunosimoes.com

+55 11 992 279 162

  • White Instagram Icon