top of page
novos ventos

NOVOS VENTOS

O QUE

Artigo

ONDE

Um novo ‘santuário do design’ surge para o alívio dos minimalistas

Para os andarilhos do frenético bairro do Jardins, em São Paulo, um novo endereço tem chamado a atenção recentemente - uma construção elegante, toda em branco, com um belo jardim tropical na entrada que convida à uma pausa do caos ao redor. O espaço, aberto no fim de agosto, abriga a marca de móveis WENTZ, fundada por Guilherme Wentz.    

Remando contra a maré do pessimismo, o designer e surfista se uniu ao empresário Rafael Gehrke para montar a primeira loja da marca que vem sendo ensaiada por ambos desde o lançamento da coleção Capítulo I, em 2016. Esse movimento faz parte de uma estratégia maior que já conta com escritório comercial na Califórnia (lógico) e um e-commerce recém inaugurado. No novo espaço os móveis, luminárias e objetos desenhados por Guilherme apresentam um novo olhar sobre o morar, um estilo minimalista em que cada peça apresenta um equilíbrio perfeito entre simplicidade e funcionalidade. 

 

Com uma estética contemporânea de ares tropicais, as criações refletem a personalidade contemplativa de seu criador: conectado à natureza e obcecado pelo desenho, Guilherme é uma espécie de ermitão urbano - para quem o excesso e a pressa são um pecado; lançando produtos em seu tempo e com propósito; desrespeitando todas as convenções de um mercado viciado em imediatismo. 

Um reflexo disso é o lançamento da vela escultural Volta, um produto no radar do designer desde 2014 e que só agora se concretiza na forma de uma espiral de parafina semelhante à Torre de Babel. A peça, bem como as demais, vem acompanhadas de embalagens milimetricamente pensadas por ele e remontam ao início de carreira como designer gráfico, em Caxias do Sul, terra natal e recorrente fonte de inspiração.

Justamente essa energia, quase  monástica, inspirou o arquiteto Felipe Hess na criação do novo espaço, onde logo na entrada se entende que ali o tempo é outro - a fachada, recuada e alongada, é completamente tomada por ladrilhos em relevo que prolongam o nosso olhar (encurtado pelos celulares) e remontam ao modernismo enquanto criam efeito gráfico forte e contemporâneo. Texturas, materiais e volumes são suporte para um estado de espírito específico; a natureza e a luz natural canalizada prevalecem e moldam ambientes. 

Em seu interior: planos, nichos e curvas não só criam um canvas sob medida para os móveis e objetos como os elevam, como altares arquitetônicos para um design silencioso. O branco reina absoluto entre detalhes pontuais em preto, como no corrimão da escada para o segundo andar e o café da entrada; e o verde volta a aparecer no pequeno pátio central, bem como numa opção de cor inédita para as peças autorais. 

Próximo de completar 10 anos de uma carreira de sucesso que coleciona prêmios e menções importantes, como no jornal The New York Times, Guilherme tem agora mais que um abrigo perfeito - um santuário que o protege do barulho e excessos de uma cidade gigantesca enquanto traça com liberdade o futuro da marca e apresenta ao público sua filosofia do minimalismo tropical.  Que os bons ventos sigam!

GQ magazine

QUANDO

2019 

bottom of page