SOM DO PASSADO

O QUE

Artigo

ONDE

GQ magazine

QUANDO

Marca de Detroit usa madeiras de demolição para homenagear sua cena musical

Duas coisas estão impregnadas no dna da cidade de Detroit, no Estado do Michigan - carros e música. O local foi o berço de nomes como Smokey Robinson e Jack White enquanto sua principal renda ainda vem da indústria automobilística, cujo maior símbolo local é o Mustang.

Junta-se a esse complexo contexto de originalidade artística e produção industrial uma gigantesca crise que levou a cidade ao pedido de concordata, em 2013, e tem-se aí a fórmula para o surgimento da Wallace Detroit Guitars. Em 2014 Mark Wallace fundou a marca para literalmente construir guitarras a partir da história da cidade, ou melhor, das ruínas das indústrias e casas abandonadas durante esse período turbulento.

A marca coleta diferentes madeiras dessas construções e usa as melhores para criar guitarras customizadas, cada uma com sua cor, textura e som únicos que preservam ao mesmo tempo um aspecto vintage enquanto apontam para um futuro de recuperação econômica da cidade.

Essa iniciativa faz parte de um movimento maior em que diversas empresas tem buscado preservar a cultura da indústria local, com sua história e sua qualidade de manufatura, como a Third Man Pressing, do próprio Jack White, que desde o ano passado produz discos de vinil em tiragens especiais.

E por falar em especial, o último lançamento de Wallace foi uma série exclusiva de 10 guitarras chamada "Firehouse", com o corpo em madeira extraída de um simbólico posto de bombeiros desativado. Todas são em madeira Maple e finalizadas à mão, com as gravações 313 e DFD que correspondem ao código postal de Detroit e as iniciais do antigo posto (Detroit Fire Department).

2018 

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

bruno@ateliebrunosimoes.com

+55 11 992 279 162

  • White Instagram Icon