MADE VII

O QUE

Cenografia

Dentro do tema "América Latina" da edição 2019 da MADE, o projeto de cenografia e direção de arte criado pelo ateliê reflete algumas características comuns aos 20 países que formam essa rica cultura latino-americana, bem como investiga novas linguagens e possibilidades de conexão.

Da vontade de unir todos os povos num único e forte símbolo representativo, o coração da feira abriga uma arena de workshops e palestras completamente aberta, sem muros. Seu conceito simboliza a força da resistência e luta destes povos desde as ocupações coloniais até ditaduras recentes e o efeito da globalização para manter suas identidades. Espacialmente, isso se manifesta num espaço interativo que se assemelha muito às ruínas de pedra das construções Pré-Colombianas espalhadas pela América Latina, como um Templo do Design. Pode-se contornar, sentar, escalar, trocar e absorver ideias...

 

A área de workshops é formada por uma centena de cubos de 1x1m, todos revestidos em tecido vermelho e rosa vibrantes - cores marcantes da cultura popular de todos esses países, das casa de fazenda do interior do Brasil ao artesanato peruano ou as maravilhas arquitetônicas do mexicano Luis Barragán.  Seu contorno, por sua vez, surge de um exercício gráfico de união de todos os 20 países num novo continente, se estendendo até a entrada do evento.  

 

Por fim, o "FLO - Atelier Botânico", do casal Carol Nóbrega e Antonio Jotta, assina toda a impressionante intervenção botânica que dá vida ao espaço, criando uma espécie de jardim esquecido no tempo e que aos poucos foi se expandindo sobre essa arquitetura.  

 

Os demais espaços da feira são marcados por uma comunicação visual imponente, na forma de enormes bandeiras suspensas criadas pelo "Alles Blau + Karina Aoki. Suas cores e grafismos são reflexo de um extenso estudo estético das designers sobre todas as bandeiras nacionais latino-americanas, resultando em novas e livres interpretações. Essas bandeiras preenchem todo o térreo e mezanino do Pavilhão Bienal, trazendo uma nova vibração ao edifício modernista, de concreto e vidro.

ONDE

São Poulo

QUANDO

2019

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

contato@ateliebrunosimoes.com

  • White Instagram Icon