DESIGN IMPERFEITO

Dupla escandinava Pettersen & Hein busca apagar as fronteiras entre design e arte

 

O amor pela imperfeição e gosto por materiais como aço e concreto transformou o relacionamento de uma designer e um artista em um projeto colaborativo que parte desses materiais comuns para criar peças com forte apelo estético e um ar de rebeldia. A coleção inaugural de Lea Hein (Dinamarca) e Magnus Pettersen (Noruega) é formada por uma série de pequenos objetos em edição única e foi destaque durante a última edição da Stockholm Furniture Fair.

 

No universo de Pettersen & Hein a função é secundária à forma, o que prevalece é o caráter compositivo e sensível do jogo de formas e texturas para criar objetos capazes de transmitir uma liberdade de concepção. Esse é o principal objetivo da dupla – explorar o que pode surgir dessa associação entre arte e design – o que acontece quando a arte flerta com a função e o design prioriza o escultural.

 

Para esse primeiro projeto o aço é explorado em suas possibilidades de acabamentos e o concreto recebe tingimentos manuais que aproximam o resultado final de algo muito mais orgânico do que a origem industrial desses materiais poderia sugerir. Assim se formam mesas, luminárias e espelhos que parecem frágeis apesar da rigidez do material e ganham ares minimalistas apesar do experimentalismo das técnicas aplicadas à cada peça, graças ao uso de formas puras. 

 

Nessa pesquisa da fronteira entre design e arte para o desenvolvimento de um trabalho focado em como o observador entende o objeto, a própria dupla lembra uma citação que sintetisa a questão, mesmo que de modo simplista – o artista americano Richard Artschwager (1923-2013) disse uma vez “Se você senta naquilo, é uma cadeira. Se você olha e anda ao seu redor, é uma escultura”.

O QUE

Artigo

ONDE

Casa Vogue online

QUANDO

2015 

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

bruno@ateliebrunosimoes.com

+55 11 992 279 162

  • White Instagram Icon