O VETERANO

O QUE

Artigo

Um dos designers mais influentes da atualidade e que transformou o próprio nome numa poderosa marca global, Tom Dixon aproveita a Semana de Design de Milão para relançar peças com mais de 30 anos. 

 

O ano era 1983 e Tom Dixon vivia seus últimos momentos como baixista da disco band Funkapolitan quando, por influência de um amigo dono de uma oficina de carros, o designer autodidata aprendeu a soldar e não parou mais. Nesse mesmo ano produziu mais de 100 cadeiras, todas com pedaços de ferro e sucata encontrados pelas ruas de Londres.   

O reconhecimento veio de maneira meteórica e na metade dos anos 80 seu estúdio já contava com cerca de vinte ajudantes, entre eles futuros grandes nomes, como Thomas Heatherwick e Michael Anastassiades. Foi nesse período que surgiu seu primeiro clássico – a S-Chair (1986) – uma cadeira de linhas simples e sensuais adquirida instantaneamente pelo Victoria & Albert Museum e pelo MOMA, em Nova York.

O que veio depois disso foi uma sucessão de hits, como a Bird Chaise e a Pylon Chair, ambas de 1990. Nessas peças Tom continuava explorando os limites do metal, buscando maior ergonomia com curvas mais suaves em chapas de aço, no caso da espreguiçadeira, ou tentando criar empiricamente um sistema estrutural rígido a partir de finas varetas metálicas, semelhante à estruturas de pontes e torres elétricas, para a cadeira Pylon.

Nesse período grandes marcas se interessaram pelo seu trabalho e essas 3 peças acabaram nas mãos da gigante italiana Cappellini, onde permaneceram pelas próximas décadas. Esse novo mercado permitiu ao designer explorar outras áreas e materiais e foi quando entrou em contato com o plástico injetado, o levando a criar a Jack Light (1994), uma estrela de 6 pontas inspirada nos blocos de concreto japoneses para barreira marítima.

Para essa luminária o lado empreendedor de Tom despontou e ele criou a própria indústria para sua produção, em 1996. Desse ponto em diante ele se tornou plural – cria, produz, distribui e comercializa suas peças, controlando a cadeia toda e lançando produtos em ritmo frenético. Por isso nada mais justo do que comemorar esses últimos 20 anos revisitando esses seus 4 grandes clássicos autorais que se encontravam fora de linha.

A coleção The Veterans foi apresentada dentro da maior celebração do design mundial – o Salão do Móvel de Milão, no último mês de abril, trazendo novas cores e materias para esses antigos/ novos objetos de desejo. Welcome back!

ONDE

GQ magazine

QUANDO

2017 

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

bruno@ateliebrunosimoes.com

+55 11 992 279 162

  • White Instagram Icon