MADE IN UK

Os 5 ingleses que dominaram a Semana de Design de Londres.

Se provando um dos eventos mais interessantes do circuito do design mundial, o LDF – London Design Festival – chegou em setembro a sua 15å edição batendo recordes. Foram mais de 450 eventos espalhados por toda Londres, unindo grandes e novos nomes em torno de um denominador comum: a inovação.

Entre diferentes formas, materiais e estilos, o destaque ficou mesmo com a postura sustentável da maioria das marcas, como o caso da Layer, de Benjamin Hubert, que criou a linha AXYL, formada por cadeiras e bancos de contornos minimalistas cuja estrutura em alumínio reciclado consome apenas 5% da energia necessária para se produzir alumínio novo. Ou ainda a novíssima Pentatonic, uma empresa que, preocupada com o consumo irresponsável de plástico, criou uma linha de peças high-tech que além de 100% recicladas, são recicláveis e customizáveis, mantendo cada produto dentro de um ciclo maior de uso.

Mas toda essa tecnologia é valida também para outro fim importante: o conforto. Esse é o caso da poltrona Roxanne, de Michael Young para a Gugram, em que um sofisticado software é o responsável por criar a ergonomia da peça que mistura diversas influências dos anos 70, como o próprio nome em homenagem ao hit da banda The Police.

E como todos os anos, não poderiam ficar de fora dois dos ingleses mais celebrados da atualidade e que foram pioneiros em transformar o próprio nome numa marca de sucesso e que hoje exportam paro o mundo todo, é o caso de Tom Dixon e Lee Broom. O primeiro dá uma pausa aos acabamentos metalizados, cuja tendência global ele próprio ajudou a criar, e explora na coleção Bump o vidro soprado em borosilicato colorido. Já o segundo celebra seus 10 anos de marca reeditando esses “novos clássicos” em uma exclusiva série All Black que salienta a plasticidade de seu trabalho.

O Brasil também marcou presença nessa última edição do LDF que reuniu na badalada loja Mint uma seleção de designers contemporâneos em evidência.  Destaque para o banco Montecristo, de Ronald Sasson, uma peça em formato tubular e toda em aço revestido em madeira que traz um detalhe em latão formando um anel - homenageando o famoso charuto cubano. Gustavo Martini, Leo Di caprio, Sérgio Matos e Ricardo Graham também estiveram entre os participantes.

O QUE

Artigo

ONDE

GQ magazine

QUANDO

2017 

CONTATO

Rua Amaral Gurgel 127 / cj.111 / 01221-001

São Paulo - BRASIL 

bruno@ateliebrunosimoes.com

+55 11 992 279 162

  • White Instagram Icon